• As três tecnologias mais usadas para a detecção de resíduos de narcóticos e explosivos são: Espectrometria de Mobilidade de Íons (IMS), Cromatrografia de Gases - Quimiluminescência (GC-CLD) e Espectrometria de Mobilidade Iônica Reforçada (ITMS).

• A tecnologia de detecção utilizada nos equipamentos Morpho Detection é a ITMS ,que , semelhantemente à IMS, separa os vapores ionizados e depois mede a mobilidade dos íons num campo elétrico. Na implementação ITMS as amostras em estado gasoso passam através de uma membrana semi-permeável ou tela de metal, antes de serem ionizadas.
Isto faz com que a ionização no processo ITMS atinjam um equilíbrio numa região sem campo, antes de ser impulsionada através da zona de deriva, na qual um campo elétrico acelera os íons até chegarem ao coletor. O detector ITMS não possui grelha no obturador, o que permite que um número maior de íons entre na zona de deriva, azendo com que haja uma melhor seletividade e qualidade nas tomadas de amostras.

• Desta forma os avanços alcançados através da implementação da tecnologia ITMS possibilitam a detecção de concentrações extremamente baixas de vapores eletrofílicos, como vapores de explosivos, que seriam impossíveis serem detectados com o sistema IMS tradicional.