Desde a década de 70 as autoridades e órgãos de segurança e administração aeroportuária vêm se preocupando com facções terroristas que utilizam como instrumento e alvo de ataque aeronaves de voos comerciais.

Entenderam que somente a utilização de equipamentos de Raio-X não impedia que artefatos explosivos camuflados (RDX, C4, etc) fossem detectados antes de sua entrada junto à bagagem de mão dos passageiros ou mesmo despachadas para os porões de carga.

Empresas como a Morpho Detection (sucessora de Ion Track e Ge Security), vêm trabalhando desde 1973 no desenvolvimento de sistemas avançados de detecção de traços de explosivos a fim de prevenir atentados que coloquem em risco a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo que utilizam o transporte aéreo.

Os equipamentos desenvolvidos pela Morpho Detection, são aprovados pelos laboratórios da TSA (Transportation Security Administration) e recomendados pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional).

Além dos novos detectores de partículas de explosivos como Mobile Trace e Itemiser DX, elaboramos projetos para aeroportos com os novos equipamentos de inspeção por raio-X com tecnologia de tomografia computadorizada e software capaz de identificar explosivos por sua massa atômica.

Para o Brasil, os equipamentos de detecção simultânea para drogas e explosivos são ferramentas valiosas também na prevenção ao tráfico de drogas.